A HIENA E O LEÃO

Contos | Literatura JC
Publicado em 31 de Outubro de 2022 ás 10h 05min

          A HIENA E O LEÃO                                                                                                             
           Era uma vez o leão e a hiena eram amigos. Um dia , o leão e o amigo foram dar um passeio numa floresta que se localizava a 20 km das suas residências .No caminho combinaram que iriam se alimentar apenas de animais que caçariam e não dos que encontrariam sem vida no caminho ou na floresta. Quando andaram uns 10 Km , o rei da selva sentiu muita fome e quis comer uma gazela morta mas o amigo o repreendeu imediatamente:       
          --- Amigo leão, queres quebrar o nosso pacto? 
         --- Não amigo, estava apenas a apreciar.---respondeu o leão.   
          Andaram mais  cinco quilómetros ,nem animal vivo nem morto encontraram no caminho e a fome os apertava cada vez mais e ambos recordavam-se da gazela morta mas tanto o leão como a hiena  não tinham a coragem de confessarem que já  não estavam a suportar a fome e que era tempo de quebrarem o pacto.  
          --- Amigo, venho já.---disse a hiena.   
          ---Para onde vais?---Perguntou o leão.    
          ---Vou beber água.---respondeu a hiena.  
         --- Espere-me amigo, vou te acompanhar.---disse o leão.    
         ---Não amigo, as hienas quando vou beber agua não devem ser acompanhadas por animais de outras espécies.---recusou a hiena.  
         ---Por que amigo?---Procurou saber o leão.   
        --- Porque as hienas , ao beberem a água diante de outros animais, sentem muita vergonha.--- mentiu a hiena.
        --- Sem querer dar espaço a mais perguntas do amigo, a hiena voltou ao encontro da gazela morta deixando o amigo no  caminho quando só faltava apenas 5 km para chegarem ao destino. O leão achou esquisita a atitude do amigo e se perguntou:
        --- Se as hienas tem vergonha de beber a agua diante doutros animais porque não sentem o mesmo quanto comem com animais de outras espécies?    
       O leão pensou, pensou e concluiu que o amigo tinha regressado para comer a gazela morta e achou melhor lhe seguir de longe para ver se ele estava errado ou não. Quando chegou perto da hiena, o leão escondeu-se por detrás duma árvore  frondosa para ver cuidadosamente o que o amigo fazia. Calmo e atento , o rei da selva viu que o amigo o tinha enganado e aproximaou-se dele para lhe apanhar com a boca na botija.     
           --- Que fazes amigo?--- Perguntou o leão.     
          --- Estou a comer uma gazela que um primo meu  deu-me a bocado.---Respondeu a hiena.
          --- Não se trata daquela gazela morta que vimos a duas horas?---Perguntou o leão. 
         --- Não amigo.---Respondeu a hiena. 
         --- Se tens a certeza que não se trata dela, procuremo-la — disse o leão.
       Envergonhada, a hiena recusou de  procurar a gazela morta pois bem sabia que a tinha comido e não quis confessar que tinha quebrado o pacto e pedir desculpas ao amigo. A hiena  continuou teimosa , o que irritava mais ao leão e esteve vendo que o amigo não quis admitir o erro achou melhor come-la e regressar a casa e assim o fez.
                                                                                                                   Literatura JC,  11/09/2009   

Comentários

'

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.