A formiga e o formigueiro

Contos | Graziela Lazario
Publicado em 31 de Outubro de 2022 ás 23h 23min

Em um formigueiro existia uma formiguinha bem pequena e frágil. Essa formiguinha era muito mal tratada pelas formigas chefes, então resolveu que ia formar um grupo de amigas formigas e com a ajuda delas ia melhorar e muito o formigueiro. 

 

A formiguinha tinha um sonho, transformar o formigueiro no melhor da região e também fazer com que todas as formigas fossem iguais, chefes ou não, todas seriam respeitadas dentro do formigueiro.

 

A formiguinha e seu grupo de formigas trabalharam incansavelmente por dias, por anos, e acabaram se tornando formigas destaques dentro do formigueiro, inclusive assumiram papéis de chefes.

 

Porém, com o passar do tempo muitas formigas esqueceram dos propósitos iniciais: o primeiro era transformar o formigueiro,  e o outro que todas as formigas deveriam ser tratadas de forma igual, e com carinho no formigueiro.

 

A formiguinha com o passar dos anos se deu conta de que o propósito de suas amigas tinha mudado, e agora ela sozinha tentava ainda seguir seu propósito, porém, a formiguinha foi ficando triste e perdendo o desejo de continuar.A maioria das formigas não reconheceu sequer seu esforço, e acreditava que nunca entenderam realmente seu verdadeiro propósito.

 

Um dia a formiguinha saiu para buscar folhas com outras formigas, acabou se perdendo e não encontrou mais a trilha, nesse momento iniciou uma grande chuva e a formiguinha acabou morrendo afogada. 

 

Moral da história: começamos e terminamos nossa caminhada sozinhos, as vezes encontramos no caminho inúmeras formigas, mas na maioria das vezes os propósitos não são os mesmos, umas querem guardar comida, outras querem melhorar o formigueiro mas a maioria não se importa com as outras formigas, só querem assumir lugares de destaques no formigueiro.

Outubro (2022).

Comentários

Um belo conto onde cabe reflexão profunda. Cada formiguinha é cada um de nós! Parabéns!

Enoque Gabriel | 01/11/2022 ás 12:59 Responder Comentários

Com o passar do tempo cansa e desanima pensar no bem coletivo e ter que fazer sozinho sem apoio e reconhecimento dos demais.

Ana Cláudia | 01/11/2022 ás 18:12 Responder Comentários

Esse formigueiro e essa formiguinha me são familiares. Muito real tbm com os seres humanos.

Josivaldo Santos... | 01/11/2022 ás 21:06 Responder Comentários

Realmente reproduz a realidade cotidiana. Somos formiguinhas na construção de algo maior, mas nem sempre temos o apoio necessário e nem o entendimento do bem comum. Parabéns

Angela | 02/11/2022 ás 16:59 Responder Comentários
'

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.