A FESTA QUE SE TORNOU EM VELÓRIO

Contos | Literatura JC
Publicado em 31 de Outubro de 2022 ás 10h 11min

      A FESTA QUE SE TORNOU EM VELÓRIO  

          Era  uma vez  o galo e o camaleão eram amigos. Não passavam um dia sem se visitarem por mais que as suas casas se localizassem bem distantes. Apesar de serem amigos, o gato sentiam muitas vezes inveja do seu amigo quando este mudava de cores. Sem procurar saber do amigo o que o fazia para mudar de cor constantemente sem muito esforço , ele tentava emita-lo mas sem sucesso.
         Certo dia , o galo organizou uma grande festa em  sua casa e convidou muitos animais com a finalidade de mostrar aos animais em geral e o camaleão em particular que ele também poderia mudar de cor e ser melhor do que o amigo.    
        A hora de festa chegou, todos os animais convidados estavam presentes e cada um tomou o seu assento. O leão, o hipopótamo e o elefante e o camaleão foram os animais mais honrados ,os primeiros três por serem os mais corpulentos no evento e o último por ser o mais achegado. Havia comida, bebida e música para todos.  Antes de servirem a refeição , o galo pôs-se de pé e disse em voz alta para todos ouvirem:   
        --- Meus senhores e minhas senhoras, animais de grande e pequena porte , sejam bem vindo a festa .Hoje quero vos mostrar que eu posso mudar de cor melhor do que o meu amigo camaleão.      
         ---  Como? ---Perguntou o curioso coelho.  
         --- É uma surpresa.---Respondeu o galo.
        De imediato, o galo chamou a esposa e os filhos para dentro da casa para  depena-lo mas estes recusaram-se.  
        --- Depene-me--- imperou o galo.   
        --- Não , meu marido , senão tu morres.---Disse a galinha.  
          Como o galo os insistia tanto e os ameaçava, eles acabaram obedecendo. Na medida em que o depenavam , ele sentia muita dor mas fingia melhor com um falso sorriso na cara . Depois de depena-lo , ele não suportava as dores , sentia muito frio e começou a chorar e pediu a esposa e os filhos para lhe colocar de volta as penas.   
           --- Não é possível colocar-lhe de novo as penas, meu marido, é tarde demais---lamentou a galinha.                            
         Tentem ---Pediu desesperadamente o galo.            
        Na medida em que a família tentava colocar de volta as penas , o galo sentia dores intensas,  muito frio e morreu. A mulher e os filhos começaram a chorar e os visitantes ficaram preocupados. O camaleão e alguns animais entraram na casa e viram o galo morto . A  galinha , chorando , contou a todos os  animais tudo o que aconteceu e estes ficaram muito triste . O  galo foi de imediato sepultado pelos convidados e pela família e festa tornou-se no velório. 
                                                                               Literatura JC, 30/09/ 2009.

Comentários

'

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.