Dia da Poesia
Publicado em 14 de Março de 2022 ás 07h 49min

O dia da poesia e a poesia de todos os dias
Muitas pessoas ficam em dúvida.
Qual o dia da poesia?
Qual o seu significado?
E, como se escolhe a data?
Sim, essas questões permeiam a relevante arte da poesia. No Brasil tradicionalmente tem-se duas datas tradicionais 14 de março e 31 de outubro. Além desta tem-se dias da poesia mundial, e, também nos estados as datas podem variar bastante. Seguimos aqui um pouco de tais razões.
Tradicionalmente muitos brasileiros já comemoravam o Dia Nacional da Poesia no dia 14 de março, em homenagem a Antônio Frederico de Castro Alves, nascido em 1847. A data foi sugerida no congresso nacional em 1977. Castro Alves, um dos maiores poetas românticos brasileiros. Ele é autor de O Navio Negreiro e de muitos outros poemas célebres, muitos dos quais têm como tema a escravidão negra. Castro Alves foi um fervoroso defensor do abolicionismo, este, grande poeta brasileiro com uma história de lutas por causas nobres e pela Abolição da Escravidão. O Dia da Poesia é o mesmo que o aniversário de Castro Alves, que nasceu no dia 14 de março de 1847, na Bahia. O poeta faleceu muito cedo, em 1871 aos 24 anos de idade, mas deixou obras importantíssimas para a história da literatura brasileira, tanto no que tange a literatura social como a poesia lírico-amorosa. Escreveu clássicos como Espumas Flutuantes e Hinos do, bem como versos de poemas como Os Escravos, A Cachoeira de Paulo Afonso e Gonzaga que marcam de maneira significativa a literatura brasileira.
No entanto, a data de 14 de março nunca foi oficializada, pois o Projeto de Lei foi arquivado. E, em 2015 sancionou-se a lei 13.131, que mudou a data para o aniversário de Carlos Drummond de Andrade em 31 de outubro. Contudo, o Brasil continua comemorando o aniversário de Castro Alves como o patrono da poesia brasileira, e, prestando as merecidas homenagens a vida e a obra deixadas por este magnífico poeta.
Outras datas da poesia:
Em 1999 a Unesco institui o dia 21 de março como o dia mundial da poesia.
Dentro do país, cada unidade federativa comemora o dia estadual da poesia, em datas que considera mais relevante. Geralmente, homenageando poetas locais com grande significação para cultura e arte dos respectivos estados.
Acre 20 de abril, conforme Lei Nº 2.130 de 9 de julho de 2009);
Pará 25 de junho, conforme Lei Nº 6.195 de 7 de abril de 1999);
Amapá 8 de agosto, no conforme Lei Nº 580 de 21 de junho de 2000);
Em Goiás o dia estadual da poesia é 20 de agosto, homenageando o aniversário de Cora Coralina;
Minas Gerais 31 de outubro, homenageando o aniversário de Drummond;
Mato Grosso a Lei Nº 7.776 de 26 de novembro de 2002 instituiu o Dia Estadual da Poesia em 19 de dezembro, homenageando o aniversário de Manoel de Barros).
A poesia é uma arte viva, presente e relevante para formação e vivência humana. As diversas datas para se comemorar revelam a sua importância. E, também nos cabe refletir que todos os dias é o dia de ler e fazer poesia.
Gostou das infomações?
Você conhece outra data diferente?
Vamos fazer poesia?