1ª Conferência Municipal do Dia do Escritor marca a história literária de Sinop


Publicado em 26 de Abril de 2025 ás 08h 35min

 

Sinop (MT) viveu um momento de grande emoção e conquista cultural no dia 25 de abril, com a realização da 1ª Conferência Municipal do Dia do Escritor, um evento histórico que celebra oficialmente a força da literatura local. Instituído pela Lei nº 3328/2024, o Dia Municipal do Escritor agora integra o Calendário Oficial de Eventos do município, fortalecendo o reconhecimento da palavra como instrumento de transformação social.

 

Realizada na Câmara Municipal de Sinop, a conferência reuniu escritores, leitores, educadores, autoridades e representantes culturais em um ambiente de profunda emoção, respeito e celebração à literatura. A abertura do evento foi marcada pela execução do Hino Nacional e por um acolhimento poético dedicado aos escritores presentes, eternizando esse encontro na memória da cidade.

 

Durante a cerimônia, houve falas breves e muito significativas da Diretora de Cultura, do Bibliotecário Municipal, do Presidente do Conselho Municipal de Cultura e da Secretária Municipal de Educação, Salete Rodrigues, que foi calorosamente recebida no palco. Em seu pronunciamento, destacou a importância da educação como alicerce para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e preparada para os desafios do futuro. Sua presença reafirmou o compromisso de integrar a literatura local no cotidiano escolar, fortalecendo a formação dos estudantes e o incentivo à leitura desde a infância.

 

Um dos momentos mais simbólicos da noite foi o registro da presença dos escritores, que subiram ao palco para uma foto oficial, representando a união e a força da literatura sinopense. Em seguida, a conferência prosseguiu com a palestra das professoras Patrícia Alzira Proscêncio e Lenir Guedes, mediadas pelo escritor Leandro Lima, abordando políticas públicas de incentivo à leitura e à produção literária, alinhadas às diretrizes da BNCC e do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD).

 

Além disso, foi firmado simbolicamente um Acordo de Intenções, entre escritores, representantes da educação, da cultura e da comunidade, com propostas para dar continuidade e fortalecer a literatura no município: a realização anual da conferência, a elaboração de um catálogo de autores locais, o incentivo à presença dos escritores nas escolas e a criação do Prêmio Municipal de Incentivo à Literatura.

 

A noite também celebrou o talento dos autores sinopenses com o lançamento de livros e leitura e apresentações de poemas e momentos que emocionaram todos os presentes e reafirmaram o poder da palavra.

 

A 1ª Conferência Municipal do Dia do Escritor foi, acima de tudo, uma celebração do sonho coletivo de fortalecer a literatura local e um compromisso renovado com a educação, a cultura e o futuro.

 

A organização do evento expressa sua mais sincera gratidão:

  • Aos escritores que honraram esta noite com sua presença e talento;
  • Aos leitores que fortaleceram o encontro com sua sensibilidade e apoio;
  • À Diretora de Cultura, ao Bibliotecário Municipal e ao Presidente do Conselho Municipal de Cultura pela parceria e incentivo;
  • E, em especial, à Secretária Municipal de Educação, Salete Rodrigues, pela presença e pelo apoio ao fortalecimento da cultura literária em nossas escolas.

 

Que este seja apenas o início de uma longa trajetória, onde cada escritor, cada livro e cada leitor continuem a escrever, juntos, novos e brilhantes capítulos na história de Sinop.

 

Sinop celebra seus escritores. Sinop escreve seu futuro.

Fonte: Agência Literária

Comentários

Parabéns a nós escritores, Sinopenses

Dolores Flor | 17/05/2025 ás 10:12 Responder Comentários

Noite do dia 25 de abril de 2025 foi marcada pela realização da comemoração do primeiro aniversário do "Dia do Escritor Sinopense". Uma festa brilhante, onde foram homenageados vultos da nossa literatura e discursos de manifestações em prol da cultura, finalizando com um belo e contemplativo sarau. Esta data veio para ficar mesmo porque está garantida por força de lei. Foi o marco inicial para ser eternizado nos anais da história literária da cidade e na memória de Sinop.

Lorde Égamo | 17/05/2025 ás 10:45 Responder Comentários

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.