Conquistas Literárias
Cadastro Completo
4 Homenagens de Capa
2 Prêmio Ações Literárias
Escritor 090º
Escritor 100º
Catarinense de São José, reside em Sinop, há 35 anos.
Filha de Manoel Damásio Crescêncio e Maria Joana Crescêncio
Casada com Tiago Manoel Laurindo
Seus filhos: Cleyton, Tatiana e Dayana
Seus netos: Jaqueline, Isabella, Kauan e Ícaro
Sua bisneta: Maria Luiza
Sua nora: Cristiani Maria
Seus genros: Altair e Rafael
Advogada, Professora, Escritora e aposentada por tempo de serviço, pelo Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso, como Oficial de Justiça. Graduada em Direito e Letras – com Licenciatura em Latim, Língua e Literatura Inglesa, Língua e Literatura Portuguesa. Cursou Pós-Graduação Lato Sensu, com Especialização em Língua Portuguesa.
Membro da ASCL – Academia Sinopense de Ciências e Letras. Fundadora e Ocupante da Cadeira n. 04, cujo Patrono é Cruz e Sousa. Foi Presidente da Academia Sinopense de Ciências e Letras, no período de setembro de 2015 a outubro de 2016.
Veio para Sinop, em janeiro de 1986, com o fim de gerir a criação, implantação e funcionamento da Escola Gente Esperança da APAE local, respondendo por oito anos, pela Direção, tendo sido a primeira Diretora dessa entidade.
Em Mato Grosso, na área de orientação pedagógico-administrativa, contribuiu para a criação de diversas entidades de Educação Especial – apaes e pestalozzis - nos municípios de Juara, Juína, Sorriso, Vera, Cláudia, Mutum, Nova Canaã do Norte e Colíder, ministrando cursos, palestras, e coordenando demais atividades inerentes a essa mesma orientação, e fazendo acompanhamento sistemático, enquanto requeresse a nova Instituição. Na mesma linha de atuação, juntamente com a Equipe Técnica Multidisciplinar atuante na APAE, contribuiu na orientação aos docentes das então salas de atendimento especial/recuperação e reforço, de alunos com dificuldades na escrita e na leitura, prioritariamente, estudantes já com acentuado atraso cognitivo escolar.
Também foi pioneira, nessa Região, no processo de inserção e integração da pessoa com deficiência, na rede regular de ensino.
Assim também, foi pioneira em ações para conscientização da sociedade, e esclarecimentos referentes à prevenção das deficiências, com base em dados da Organização Mundial de Saúde, afirmando que 70% das deficiências seriam evitadas, com a adoção de condutas apropriadas e acompanhamento sistemático, em todas as fases da vida, desde antes da gestação, à idade adulta e avançada.
Professora desde os quinze anos de idade, sua prática docente abrangeu, desde o Ensino Fundamental, à Universidade. Atuou nas modalidades de Ensino Regular e Ensino Especial – área de Deficiência Visual, com o método de escrita e leitura ampliado e Braille, por meio do qual, alfabetizou crianças, jovens, adultos e pessoas com mais de 50 anos.
Atuando na contribuição para causas sociais, em diversas Entidades Representativas, participa como
- Membro do FPEMS - Fórum Permanente de Educação do Município de Sinop, representando o Segmento Social OAB de Sinop;
- Membro do Conselho Fiscal da ASCL – Academia Sinopense de Ciências e Letras;
- Membro do Conselho Fiscal da REFECCS – Rede Feminina de Combate ao Câncer de Sinop;
- Membro do Conselho Deliberativo da ASJOSP – Associação dos Servidores da Justiça Oficializada de Sinop;
- Membro do CMACS / FUNDEB - Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica;
- Membro Suplente do CMS – Conselho Municipal de Saúde;
- Membro da Comissão de Conciliação, Mediação e Arbitragem da OAB Sinop;
- Membro da Comissão de Direitos da Mulher da OAB Sinop;
- Membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB de Sinop.
Participou da elaboração do Plano Decenal de Educação para o decênio 2015/2025.
O Plenário do Legislativo Sinopense lhe concedeu Moção de Aplauso e o Título de Cidadã Sinopense Benemérita.
A Ordem dos Advogados de Mato Grosso e a Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso lhe concederam Moção de Aplausos
Escreve contos, crônicas e poemas.
Em seus escritos, os temas abordados falam do sentimento humano - sobretudo, o amor, em suas inumeráveis nuanças; falam das questões sociais, do meio ambiente, das ações do cotidiano, do Tempo, da vida, da morte.
Empenha-se no estudo, compreensão e construção de textos literários, onde a estética, no zelo por lapidar a palavra, adorna a criação literária.
Eleita uma das cinco Melhores Escritoras Contemporâneas de 2020, no concurso promovido pela Editora Ações Literárias.
Viajar é uma de suas predileções. Para Bernadete, viajar é como lapidar o conhecimento, ou constatar in loco, o que se estudou, se viu em imagens, se ouviu. Resultado de suas viagens, conhece vários Estados brasileiros, alguns países da Europa, Canadá, Terra Santa (Galileia), Egito, Tel Aviv.